sábado, 6 de novembro de 2010

Sementes Requintadas

O gergelim contém uma variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico.
Planta oleaginosa originária do Oriente, o gergelim foi introduzido no Brasil pelos portugueses no século 16, embora seu cultivo seja conhecido desde temos remotos. Na Mesopotâmia, Índia, Egito, China e Grécia, suas sementes eram muito apreciadas como condimento, alimento requintado e energético. Em Portugal, a semente, conhecida como sésamo é apreciada em bolinhos de arroz. No Brasil, a cultura do grão que sempre foi tratada como de fundo de quintal, servindo apenas para consumo particular dos fazendeiros, teve incremento nas últimas décadas com a valorização de suas características proteicas. O gergelim também possui propriedades fungicidas, Podendo ser usado na formulação de pomadas, tônicos capilares, xampus e sabonetes. Na composição da semente ainda existem substãncias naturalmente antioxidantes, com destaque para o sesamol e a sesamolina. As duas fornecem ao óleo de gergelim grande resistência à oxidação entre 8 e 10 vezes superior à de outros óleos. Esse fator permite que ele seja transportado para lugares distantes, sem o risco de rancificação. O resíduo pós-prensagem das sementes para confecção do óleo pode substituir em até 20% a farinha de trigo usada na incorporação dos pães, biscoitos e mingaus. Esta ação poderia enriquecer a dieta habitual das crianças da região, carentes de calorias e proteínas. As sementes de gergelim contém grande variedade de princípios de alto valor biológico: lipídios ou gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais. As gorduras presentes na semente são constituídas de ácidos graxos insaturados, o que lhes confere grande eficácia na redução do nível de colesterol do sangue. Entre as gorduras do gergelim, encontra-se a lecitina, que é um fosfolipídio que desempenha importante função em nosso organismo. Uma das suas funções no sangue é manter dissolvidos os lipídios em geral, especialmente o colesterol, evitando que se deposite nas paredes das artérias. O gergelim é juntamente com a soja , o vegetal mais rico em lecitina. Ainda estão presentes minerais como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo.



Pãezinhos de gergelim:
Ingredientes:
  1. 20 g de fermento;
  2. 1 xícara de água morna;
  3. 400 g de farinha;
  4. 1 1/2 de leite desnatado;
  5. 30 g de açúcar;
  6. 2 gemas(opcional);
  7. 1 colher (café) de sal;
  8. sementes de gergelim.
Modo de Fazer: Comece por desfazer o fermento na água e amasse com 100 g de farinha até obter uma bola macia. deixe descansar até dobrar de volume . Peneire a farinha restante em um recipiente grande. Junte o açúcar, o óleo, a massa fermentada, o leite e uma das gemas. Amasse tudo muito bem até que amassa se solte do recipiente. Cubra com um pano enfarinhado, coloque em local fechado para crescer. Após uma hora, coloque a massa sobre uma superfície lisa previamente polvilhada com farinha e molde com um rolo. Corte em fatias e coloque em assadeira, polvilhe com sementes de gergelim e deixe crescer por 15 minutos. Leve ao forno para assar por 20 minutos ou até dourar.
Bebida de Gergelim
Ingredientes:
  1. 1 xícara de gergelim;
  2. 1 litro de água fervente;
  3. 1 pitada de sal;
  4. mel ou melaço de cana a gosto.
Modo de fazer:  Leve o gergelim ao fogo em uma panela para tostar. Quando começarem pequenos estalidos, desligue o fogo. Coloque no liquidificador, juntamente com o sal e a água fervente. Depois de liquidificar, peneire e adoce a gosto.

Matéria tirada da Revista Vida e Saúde (CASA)

.