sábado, 16 de outubro de 2010

Torta de Maçãs e Passas

Ingredientes: MASSA:
  1. 4 xícaras de farinha de trigo;
  2. 1/2 colher (chá) de sal;
  3. 1 xícara de margarina gelada cortada em pedacinhos;
  4. 4 colheres (sopa) de açúcar;
  5. 1/2 xícara de água gelada;
  6. 1 kg de maçãs descascadas sem sementes e picadas não muito fino;
  7. casca ralada e suco de 1 limão;
  8. 1 colher (sopa) de açúcar(ou mais, dependendo da acidez da maçã)
  9. 1 colher (chá) de canela em pó;
  10. 2/3 de xícara de uvas-passas;
  11. 1 xícara de nozes; ou castanha-do-pará picadas;
  12. 1 gema batida.
COBERTURA:
  1. 1/3 de xícara de geleia de damasco;
  2. 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado;
  3. 2 colheres (sopa) de suco de limão.  
Modo de Preparo:
Numa tigela grande, peneire a farinha com o sal.  Acrescente a margarina e amasse com a ponta dos dedos, até obter uma farofa. Junte o açúcar e água gelada suficiente para obter uma massa homogênia. Faça uma bola, embrulhe em papel alumínio, e leve a geladeira por 1 hora.
Coloque as maçãs numa tigela, junte o suco e a casca de limão, o açúcar, a canela, as uvas-passas e as nozes ou castanhas e misture bem. Preaqueça o forno. Numa superfície plana, polvilhada com farinha, abra 3/4 da massa com a ajuda de um rolo de macarrão e forre uma assadeira, sem esticar a massa. Leve ao forno e asse por mais ou menos 10 minutos. Espalhe o recheio sobre a massa. Abra o restante da massa, corte em tirinhas e coloque na superfície, formando uma grade diagonal. Pincele com a gema. Leve ao forno e asse durante 30 a 40 minutos. Deixe esfriar na assadeira.

Cobertura:  Numa panela derreta a geleia. Pincele sobre a massa ainda quente. Misture o açúcar com o limão e respingue sobre a massa.

Dica: Para tirar a torta inteira da assadeira, forre-a com papel-manteiga que ultrapasse as bordas, isto é com tamanho suficiente para poder tirar a torta da assadeira antes de cortá-la.

Bolinhos de arroz recheado com queijo

Ingredientes:
  1. 1/2 xícara de arroz cozido;
  2. 1 clara de ovo batida;
  3. 1 1/2 (sopa) de mostarda;
  4. 2 colheres (sopa) de salsa picada;
  5. 1/4 colher (chá) de molho de pimenta;
  6. 2 xícaras de queijo tipo prato cortado em cubinhos;
  7. 1/4 de xícara de farinha de trigo;
  8. 1 colher (sopa) de páprica doce;
  9. óleo para fritar.
Modo de Preparo:
Numa panela, misture com um garfo o arroz, a clara, a mostarda, a salsa e o molho de pimenta. Faça bolinhos de uns 3 cm, colocando no meio de cada bolinho um cubinho de queijo. Feche bem. Passe os bolinhos na farinha peneirada misturada com a páprica. Leve a geladeira no mínimo por 1 hora. Numa frigideira, aqueça bastante óleo e frite os bolinhos até que dourem.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bolo Cremoso de Coco

 Ingredientes:

Para o creme:
  1. 1 lata de leite condensado;
  2. 1 xícara de leite de coco;
  3. 4 ovos.
Para a massa:
  1. 1/2  xícara de manteiga;
  2. 1xícara de açúcar;
  3. 4 ovos;
  4. 1 1/2 xícara de farinha de trigo;
  5. 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes do creme numa tigela e reserve. Bata a manteiga e o açúcar e junte os ovos. Acrescente a farinha de trigo e o fermento, sempre batendo. Coloque numa assadeira untada com manteiga.  Com cuidado, derrame o creme por cima da massa, e por cima  para não criar um buraco e leve para assar em forno quente, por 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar um pouco e sirva.
Fonte: Revista Cláudia Cozinha
Foto: melhoramiga.com.br

Arroz de Leite com Charque

Ingredientes:
  1. 500gr de charque;
  2. 1/4 de xícara de óleo;
  3. 1/4 de xícara de manteiga;
  4. 1 kg de cebolas cortadas em rodelas finas;
  5.  2 xícaras de arroz;
  6. 4 xícaras de leite
  7. 2 xícaras de água; sal a gosto;
  8. 1 pimenta dedo-de-moça picada;
  9. 1/4 de xícara de salsinha picada;
  10. 4 cebolinhas verdes picadas.
Modo de Fazer:
Na véspera coloque a carne cortada em tirinhas de molho. Troque a água varias vezes. Coloque numa panela o óleo e 1 colher (sopa) de manteiga, junte as cebolas e frite. Quando começarem a dourar, pingue um pouco de água e vá raspando o fundo da panela para ficarem bem douradas. Na hora em que as cebolas estiverem cozidas macias e douradas, retire da panela e reserve-as. Na mesma panela, aqueça bem a manteiga restante, junte a carne escorrida e frite mexendo sempre, até perder a cor rosada. Junte as cebolas, misture bem e reserve. Numa panela grande, cozinhe o arroz com leite e com água, até ficar bem cozido e macio, mexendo de vez em quando. Tempere.  Coloque o arroz numa travessa com a carne ao redor. Decore com rodelas de pimenta dedo-de-moça, salsinha e cebolinha.
Rende: 8 porções
Fonte: Revista Cláudia Cozinha
Foto: pt.petitchef.com

    terça-feira, 12 de outubro de 2010

    Criancas abandonadas

    Drogas entre as crianças de rua

         Drogas entre as crianças de rua
         A falta da família ou da escola e de um sistema de saúde eficaz contribui, e muito, para o aumento do consumo de drogas nas ruas das capitais brasileiras. 
    1.   Tanto os governos municipais, estaduais e federais como a sociedade em geral ainda não conseguiram oferecer soluções adequadas para a diminuição do consumo de cigarro, álcool e drogas ilícitas. A pesquisa desenvolvida pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo, e financiada pela Secretaria Nacional Antidrogas com a Organização dos Estados Americanos, revela novos números de um velho problema.
    2.  A maioria dos entrevistados admite que o álcool e o cigarro já façam parte da vida deles antes mesmo de irem para as ruas. Em alguns casos, o consumo de drogas foi o motivo que levaram essas pessoas a abandonarem a família. Muitos atribuem à violência dos pais e de parentes, o motivo de começaram a se drogar.



    Album do Gustavo

    Este "FOFO", é gustavo meu sobrinho, não é lindo? esta é minha homenagem ao dia da criança. Curtam bastante que é por tempo limitado.




    OBS:  A matéria não está relacionada as fotos aqui exibidas.

    segunda-feira, 11 de outubro de 2010

    Sorvete com Frutas Cristalizadas

    Ingredientes:
    1. Manteiga para untar;
    2. 400 gr de sorvete de baunília ou de creme comprado pronto;
    3. 1 1/2 de sorvete de chocolate comprado pronto;
    4. 125 gr de frutas cristalizadas sortidas;
    5. 240 ml de licor de sua preferência;
     Merengue:
    1. 1clara;
    2. 5 colheres (sopa) de açúcar;
    3. 300 ml de creme de leite fresco;
    4. 5 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro.

     Modo de Preparo:
    Unte com manteiga uma forma de bolo, com capacidade de 1 litro, forre com filme plástico e deixe gelar por cerca de 1 hora. Em seguida, retire a forma do freezer e revista o fundo e os lados com sorvete de creme ou baunília, espalhando bem e nivelando a superfície com uma espátula para formar uma camada regular. Espalhe o sorvete de chocolate por cima e faça outra camada, procedendo da mesma maneira. Leve a forma novamente ao freezer para firmar as camadas de sorvete. Enquanto isso, com uma faquinha bem afiada, corte as frutas cristalizadas em cubos pequenos, coloque numa tigela pequena, cubra com o licor e deixe de molho por aproximadamente 30 minutos ou até as frutas ficarem macias.

    Prepare o merengue cozido: Coloque a clara numa panela, junte o açúcar e leve ao fogo brando, em banho-maria, e bata com um batedor de ovos, até a mistura ficar bem espessa e firme. Retire do fogo e reserve. Bata o creme de leite na batedeira até ficar firme. Aos poucos, vá juntando o açúcar de confeiteiro, através de uma peneirinha e continue batendo até incorporar bem Retire da batedeira. escorra bem os cubinhos de frutas cristalizadas e, com uma espátula, misture ao merengue cozido. Em seguida, junte o creme de leite batido e misture com delicadeza, fazendo movimentos circulares de baixo para cima com a espátula, para o creme não perder volume. Tire a forma do freezer, recheie com o creme, nivele a superfície, cubra com filme plástico e leve novamente ao freezer por 4 a 5 horas. Desenforme sobre um prato de servir, retire o filme plástico , deixe descansar por 10 minutos e leve à mesa.

    Rende: 8 porções

      Lazanha Com Espinafre e Gorgonzola

      Ingredientes Molho:
      1. 2 colheres (sopa) de manteiga;
      2. 1 cebola grande bem picada;
      3. 500 gr e folhas de espinafre cozidas escorridas e picadas;
      4. 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
      5. 4 aras de leite;
      6. 400 gr de gorgonzola em pedacinhos;
      7. sal a gosto.
      Lazanha:
      1. 5 litros de água;
      2. 2 colheres (sopa) de sal;
      3. 500 gr de massa semipronta para lazanha;
      4. óleo para untar;
      5. 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado para polvilhar
      Modo de Preparo:
      Prepare o molho: numa panela, em fogo médio, aqueça a manteiga, junte a cebola e cozinha até ficar dourada. Acrescente o espinafre e cozinhe, mexendo com uma colher de pau, por cerca de 5 minutos. Dissolva a farinha de trigo no leite, adicione a mistura de espinafre e vá mexendo até ficar cremoso. Junte o gorgonzola, abaixe a fogo e deixe cozinhar, mexendo sempre, até o queijo derreter bem. Tempere com sal a gosto, retire do fogo e reserve.
      Cozinhe a massa da lazanha: Coloque a água para ferver numa panela grande, quando ferver acrescente sal e espere ferver novamente. Vá colocando as tiras  de lazanha, aos poucos, e cozinhe até começarem a ficar moles (não cozinhe muito a massa, pois ela ainda será levada ao forno). Com uma escumadeira, retire as tiras de lazanha e coloque-as, lado a lado, sobre um pano de prato umedecido. Repita a operação até toda massa ficar cozida. Unte uma forma refratária grande com um pouco de óleo. Preaqueça o forno.
      Comece a montar a lazanha: Forre a forma com uma camada de lazanha cozida sem sobrepor as tiras de massa. Distribua uma camada de molho por cima. Cubra com outra camada de tiras de  lazanha e vá alternando as camadas até encher a forma. Termine com uma camada de molho e polvilhe com o queijo parmesão ralado. Leve a lazanha ao forno preaquecido e asse por 20 a 30 minutos ou até a superfície dourar.

      Peito de Fango a Piamontese








      Ingredientes:
      1. 1/2 kg de peito de frango desossados;
      2. 1 cebola grande cortada em rodelas grossas e separadas em anéis;
      3. 1 cenoura média raspada e cortada em rodelas;
      4. 1 talo de salsão (aipo) cortado em tirinhas de + ou - 4 cm de comprimento;
      5. 3 folhas de louro;
      6. 1 dente de alho cortado em rodelas finas;
      7.  suco de 1 limão;
      8. 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco;
      9. 1 garrafa (720ml) de vinho branco seco;
      10. 30 gr de manteiga gelada cortada em pedacinhos;
      11.  2 cravos-da-índia;
      12. 4 colheres (sopa) de pimenta-do-reino em grãos;
      13. sal a gosto;
      14. 1 ovo bem cozido e cortado em rodelas para decorar;
      15. purê de espinafre para acompanhar.
       Modo de Preparo:
      Limpe, retire as peles e lave os peitos de frango em água corrente. Coloque numa panela, junte todos os ingredientes, tampe e deixe de molho por 2 a 3 horas (se o dia estiver quente, conserve na geladeira). Leve ao fogo brando e cozinhe, com a panela tampada, mexendo de vez em quando, com uma colher de pau, por cerca de 1 hora e 15 minutos ou até a carne de frango ficar macia e o molho bem reduzido. Retire do fogo, passe para um prato de servir, decore com as rodelas de ovo e sirva com purê de espinafre.

      Rende: 4 a 6 porções

      domingo, 10 de outubro de 2010

      Arroz de Guariroba

      Ingredientes:
      1. 1 guariroba de bom tamanho(palmito amargo);
      2. arroz;
      3. cebola,alho e pimenta-do-reino.
      Cozinhe o palmito, escorra e corte em pedaços. Numa outra panela refogue o alho, a cebola e o arroz. Acrescente o palmito e a pimenta-do-reino. Cubra com água. Quando a água secar está pronto.
      Fonte: A Festiva Cozinha Brasileira
      Foto: cabana-on.com

      Moqueca de Maia

      O CENTRO OESTE: Da caça, da pesca e do bom fogão de lenha.
      As carnes são a base da cozinha dos dois Mato-Grosso,do Sul e do Norte. A carne de peixe também é muito apreciada. O que é usado em abundância na cozinha goiana é a pimenta, que por lá existe de todo tamanho, da tradicioanal malagueta até as cheirosas mas muito ardidas. Em muitos pontos dessa região ainda se cozinha em fogão de lenha e usando panelas de ferro. Café só adoçado com rapadura ou açúcar mascavo


      Ingredientes:
      1. 1 peixe de água doce;
      2. 4 cebolas;
      3. 6 tomates picados;
      4. azeite e farinha de mandioca.
      Modo de Preparo:
      Cozinhe o peixe e depois desfie sua carne. Em outra panela coloque o azeite e faça um refogado com as cebolas e o tomate, Junte o peixe á panela e deixe ferver. Antes de tirar do fogo engrosse com farinha de mandioca.
      Fonte:A Festiva Cozinha Brasileira

      Arroz com Pequi

      Ingredientes:
      1. 1 kg de arroz;
      2. 1 prato (sobremesa) de pequi(frutinha amarela muito usada na cozinha goiana);
      3. 1/2 copo de óleo de soja;
      4. 5 pimentas malaguetas maduras;
      5. 2 cebolas médias.
      Modo de Preparo:
      Refogue os pequis no óleo com sal. Acrescente o arroz e refogue um pouco mais. Despeje a água fervendo sobre o arroz e o pequi até cobri-los. Ponha as cebolas descascadas inteiras dentro da panela. Tampe e deixe no fogo forte por 15 minutos. Depois abaixe o fogo. Quando o arroz estiver quase cozido ponha em cima as pimentas malaguetas. Arrume na travessa e decore com cebolinhas verdes picadas e as pimentas inteiras.
      Fonte; a Festiva Cozinha Brasileira
      Foto: flickr.com