segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Lazanha Com Espinafre e Gorgonzola

Ingredientes Molho:
  1. 2 colheres (sopa) de manteiga;
  2. 1 cebola grande bem picada;
  3. 500 gr e folhas de espinafre cozidas escorridas e picadas;
  4. 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  5. 4 aras de leite;
  6. 400 gr de gorgonzola em pedacinhos;
  7. sal a gosto.
Lazanha:
  1. 5 litros de água;
  2. 2 colheres (sopa) de sal;
  3. 500 gr de massa semipronta para lazanha;
  4. óleo para untar;
  5. 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado para polvilhar
Modo de Preparo:
Prepare o molho: numa panela, em fogo médio, aqueça a manteiga, junte a cebola e cozinha até ficar dourada. Acrescente o espinafre e cozinhe, mexendo com uma colher de pau, por cerca de 5 minutos. Dissolva a farinha de trigo no leite, adicione a mistura de espinafre e vá mexendo até ficar cremoso. Junte o gorgonzola, abaixe a fogo e deixe cozinhar, mexendo sempre, até o queijo derreter bem. Tempere com sal a gosto, retire do fogo e reserve.
Cozinhe a massa da lazanha: Coloque a água para ferver numa panela grande, quando ferver acrescente sal e espere ferver novamente. Vá colocando as tiras  de lazanha, aos poucos, e cozinhe até começarem a ficar moles (não cozinhe muito a massa, pois ela ainda será levada ao forno). Com uma escumadeira, retire as tiras de lazanha e coloque-as, lado a lado, sobre um pano de prato umedecido. Repita a operação até toda massa ficar cozida. Unte uma forma refratária grande com um pouco de óleo. Preaqueça o forno.
Comece a montar a lazanha: Forre a forma com uma camada de lazanha cozida sem sobrepor as tiras de massa. Distribua uma camada de molho por cima. Cubra com outra camada de tiras de  lazanha e vá alternando as camadas até encher a forma. Termine com uma camada de molho e polvilhe com o queijo parmesão ralado. Leve a lazanha ao forno preaquecido e asse por 20 a 30 minutos ou até a superfície dourar.